quarta-feira, 3 de junho de 2009

Oralidade e escrita


Nos dias 12/05 e 19/05 discutimos em sala a respeito do texto "Oralidade e escrita perspectivas para o ensino da língua materna". Além disso, estamos ainda desenvolvendo questões sobre esse texto que estão sendo analisadas e posteriormente postarei aqui.


A respeito do texto, destaco aqui a relevância dos conceitos apresentados por acreditar que, a partir do momento que vamos trabalhar com ensino da nossa língua, é fundamental que tenhamos ao menos noções básicas de como se dá o processo de contrução de textos orais.



Conhecendo os termos apresentados pelo texto podemos planejar atividades de alfabetização que tenham maior sentido para a criança. Para tanto, acredito que o primeiro passo seja trabalhar a oralidade percebendo como isso funciona no cotidiano da criança. Por exemplo, quando temos plena consciência de que o processo conversacional (atividade constante no dia-a-dia) se dá quando há interação entre as pessoas e para que ela aconteça existem elementos fundamentais, é possível trabalhar com essa relação entre as crianças de modo que falem e respeitem o momento do outro falar. Mostrar de alguma forma que, dentro de uma conversa corriqueira, existem elementos que surgem naturalmente como o assunto, a troca de idéias, o começo, o meio e o fim que caracterizam a conversa.



É evidente que não vamos trabalhar com as crianças a conceituação do turno, da coerência, dos marcadores conversacionais. O propósito é que o professor conheça esses elementos para que através de uma outra representação a criança percepa que esses conceitos devem estar presentes na sua prática conversacional. Estimular o aluno a simular as diversas variáveis de forma que ele chegue a conclusão que quando conversa com alguém ele tem o seu momento de falar e outro também, e que quando falam juntos é mais difícil de se entenderem. Percebam que a conversa precisa ter sentido de forma que todos possam acompanhar os assuntos que são tratados.



Quando o professor conhecer melhor da sua língua tem possibilidades de ensinar melhor, além de conhecer mais de si memo entendendo como esse processo também está presente nas suas relações.



Confesso que a princípio achei esse texto complexo demais já que não estamos nos formando em língua portuguesa. No entanto, agora entedo que conhecer os elementos que compõem a atitude conversacional é simplesmente dar nomes a práticas que exercitamos a todo instatante. No caso da criança, esses elementos ainda estão sendo construídos e portanto precisamos conhecer aquilo que ensinamos. Se vamos ensinar a criança a construir e organizar a sua fala é fundamental que tenhamos conceitos básicos sobre que dão sustentação aos conhecimentos práticos.



Como sempre, teoia e prática precisam estar aliadas para propocionar uma educação melhor.

2 comentários:

  1. Muito boa esta sua reflexão, principalmente porque relaciona a relevância da oralidade no trabalho com as crianças de educação infantil. Quando vocés receberem o Exercício Reflexivo, será possível apresentar alguns desses conceitos que foram veiculados pelo texto.

    Ah, gostaria de fazer uma observação: o texto, apesar de ser complexo, é direcionado para todos os estudantes da área de alfabetização e, também, para os alunos dos cursos de letras, comunicação... etcc... Assim, é fundamental que futuros professores/pedagogos tenham conhecimentos profundos sobre suas atividades cotidianas! Não concorda?

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  2. Thaís, ao avaliar, globalmente, seu portfólio, percebo que vem avançando em suas aprendizagens e demonstrando grande interesse em evidenciar seus progressos. Esta atitude é louvável e digna de elogios. Parabéns!!

    Entretanto, no sentido de contribuir para que avance mais, aponto alguns propósitos e descritores que necessitam de uma atenção:

    1.Manusear múltiplas ferramentas tecnológicas, proporcionando a expressão linguagens diferenciadas e a evidência de aprendizagens múltiplas;[utilizar mais imagens, fotos, vídeos, etc. Você pode, inclusive, colocar vídeos de professores e alunos em situação de aula, entrevistas com professores alfabetizadores, etc. É preciso sempre que as imagens, vídeos, etc sejam comentados e que tenham relação com as reflexões escritas.]

    3.Evidenciar os processos de aprendizagem relativos aos conhecimentos específicos da disciplina Tendências Atuais do Ensino de Língua Portuguesa 1 – Educação Infantil;[aprofundar um pouco mais os conceitos e aspectos teóricos apresentados nos textos. Você pode, também, inserir outros aspectos teóricos que vocë domine.]

    4.Vivenciar a avaliação formativa como princípio teórico/prático para o trabalho pedagógico do professor e dos graduandos de modo a propiciar uma atuação conjunta para promover as aprendizagens;[ Procure apontar de forma mais clara os conhecimentos que está adquirindo e como estes estão impactando em sua formação e em sua prática]

    Em relação aos descritores, observe o seguinte:
    1.Cumprimento dos propósitos gerais [atenção aos propósitos indicados acima]
    2.Cumprimento do propósito específico [você deve criá-lo.]
    6.Apresentação de análise/reflexão das produções e de outros materiais incluídos;[principalmente, em relação ao propósito 3 acima]

    8.Utilização de múltiplas linguagens (vídeo, áudio, imagens, etc.).[REFERE-SE AO PROPÓSITO DE N. 1]

    9.Existência de materiais complementares relacionados às temáticas discutidas.[ACRESCENTAR REPORTAGENS, IMAGENS, EVENTOS, TEXTOS OUTROS - POEMAS, HISTÓRIAS, NARRAÇÕES, ETC, REFERÊNCIAS TEÓRICAS DE OUTRAS DISCIPLINAS, ETC. AJUDA A MELHORAR ESTE DESCRITOR]

    Estas observações servem para aperfeiçoar o que você já vem desenvolvendo de forma muito competente! Parabéns!
    Abs

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